Maltodextrina vs. Dextrose
MALTODEXTRINA
É impressionante como ainda existe confusão no meio da suplementação quando o assunto é maltodextrina. E não é por menos visto que alguns fabricantes geram essa confusão descrevendo em seus rótulos que a mesma é um carboidrato complexo.
A maltodextrina é um carboidrato proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Na verdade, ela é um hidrato de carbono complexo, talvez daí a grande confusão. Em sua composição, a mesma contém polímeros de glicose, a maltodextrina pode ser composta de cadeias de 3 a 19 moléculas de glicose, ligadas por uma ligação glicosídica do tipo α 1→4, este tipo de ligação também está presente no amido, entretanto, o amido, como um verdadeiro carboidrato complexo, possui 2 tipos diferentes de estrutura, a amilose, e amilopectina, combinadas em cadeias de centenas ou milhares de moléculas de glicose, já a maltodextrina possui poucas moléculas, e ligadas por um único tipo de ligação. Observando as 2 moléculas fica óbvia a simplicidade da malto, se comparada com o amido:
A maltodextrina nada mais é que suplemento alimentar muito importante no desenvolvimento muscular, em sua composição é possível encontrar substâncias que atuam diretamente no processo de hipertrofia muscular além de promover o retardo da fadiga muscular em treinos de alta performance. Riquíssima em carboidratos a maltodextrina é um componente ideal para ser utilizado simultaneamente com proteínas nobres, ou seja, a Whey Protein. Lembramos que o uso de proteínas nobres isoladamente irá induzir o organismo a utilizá-la como fonte energética, devido a esse fator sempre recomendamos a combinação da Malto e da Whey. Atualmente existem diversos suplementos que utilizam como base principal o carboidrato, porém é necessário saber que existem diferentes tipos de carboidratos. Um bom exemplo são os carboidratos que geralmente são utilizados nos refrigerantes, os quais são carboidratos simples, devido a esse fator o mesmo é o inimigo numero um da sua barriga.
Dextrose
A dextrose, mais conhecida como glicose, é a fonte principal de energia do corpo. A dextrose é quimicamente considerada um carboidrato simples. Ela é o açúcar principal que o corpo produz. O corpo produz glicose a partir dos 3 elementos dos alimentos: a proteína, a gordura e o carboidrato. Porém a maior parte é do carboidrato. A dextrose, por ser um carboidrato simples com o alto índice glicêmico de 111 no ranking, é digerida rapidamente, o que estimula a liberação da insulina.
Geralmente o uso da dextrose se faz quando há a necessidade imediata de energia, ou seja, poucos minutos antecedentes aos treinos, durante e/ou logo após, otimizando o processo de recuperação energética e glicogênio perdidos durante os treinos.
Dextrose vs. Maltodextrina
Uma discussão interminável que pode ser explicada em tão poucas linhas.
Digestão - Apesar da Maltodextrina ser um carboidrato complexo, você não precisa se deixar levar por isso. A união dos compostos que formam a maltodextrina e a tornam um carboidrato “complexo” são fracos e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja somente um pouco mais lenta que a Dextrose.
Índice Glicêmico - Qualquer entusiasta de fisiculturismo sabe que quanto maior o índice glicêmico do carboidrato maior vai ser o pico de insulina. Quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como as proteínas, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes (por isso malto e dextrose são utilizadas no pós-treino, junto de whey, creatina, etc). De uma forma simples, o índice glicêmico é um sistema de ranking numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e conseqüentemente a insulina, no qual a dextrose tem o valor de 111 contra 105 da Maltodextrina. Ambos são elevados, a maltodextrina pode gerar um pico de insulina quase tão alto como a Dextrose.
Conclusão
Ou seja as principais “diferenças” entre malto e dextrose são mínimas, o mesmo podemos dizer para o preço das duas. Se o seu objetivo for usar dextrose ou malto para a reposição de glicogênio que foi perdido durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes como proteína, tanto uma como outra vai conseguir fazer o trabalho com total eficácia, mas se você não sabe com qual delas você tem melhores resultados, faça como a maioria dos fisiculturistas fazem, prepare uma dose com 50% de dextrose e 50% de malto e os seus problemas estarão resolvidos.
Super dica
“Malto” como é conhecido no mundo da musculação não tem muitos quesitos em marcas ou preço “malto” é “malto” ou seja compre o que sempre achar mais em conta $$$. Exemplo do “malto” da milly que custa em torno de 7,00 a 9,00 reais entre outras marcas.
"Dextrose" de 10,00 a 22,00 reais preço de mercado.